quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

3 passos para emagrecer de forma saudável
Os três passos para emagrecer de forma saudável se resumem a conselhos bem práticos para perder peso e ganhar saúde.
  1. Esteja determinado Perder peso sob pessão externa não resulta muito bem, é importante que a decisão seja pessoal, mas conte com a ajuda e apoio dos amigos e familiares.
  2. Faça da alteração de estilo de vida uma prioridade Mudar hábitos requer esforço disponibilidade e tempo.
  3. Trace um plano As metas devem ser realistas e graduais. Objetivos muito altos podem não ser atingidos e assim gerar insegurança e frustração.
A vontade de emagrecer pode conduzir a comportamentos inadequados ou exagerados, mas lembre-se que as dietas rápidas são desequilibradas e podem causar deficiências nutricionais, fazer jejum ou pular refeições leva mais facilmente a cometer excessos e importantíssimo, alimentos sem gordura não são alimentos sem calorias por isso leia atentamente os rótulos dos alimentos.
A mudança de comportamento e de hábitos alimentares são condições essenciais e devem ser decisões realistas que conduzam a resultados eficazes.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Suar emagrece?
Muita gente acredita que quanto mais você sua mais você emagrece, porém ao contrário do que parece suar não significa necessariamente emagrecer. Quando você sua seu corpo perde água e sais minerais, como seu corpo é formado de mais de 70% de água você emagrece momentaneamente porém nos primeiros copos dágua ingeridos após a atividade aeróbica o corpo irá recuperar esse peso.

Ou seja de nada vale fazer exercícios embaixo do sol ardente ou com plásticos envolvendo o corpo para transpirar mais.


O suor não é nada mais nada menos que o resultado da temperatura interna do nosso corpo. Suar não emagrece, você emagrece quando seu corpo gasta mais calorias do que você consome a receita é simples e básica, consumiu mais do que ingeriu, emagreceu!

Resumindo:
Suar não emagrece, você só emagrece quando seu organismo consome mais calorias do que ingere.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Emagrecer Rápido e com Saúde para Pessoas Ocupadas


Emagrecer Rápido e com Saúde
Em nossa comer-e-funcionar, a cultura massiva-porção de tamanho, manter um peso saudável pode ser difícil e emagrecer rápido e com saúde ainda mais difícil. Somando-se a dificuldade é a abundância de dietas da moda e “quick-fix” planos que tentar e nos confundem e acabam falhando. Se você já tentou e não conseguiu emagrecer rápido e com saúde antes, você pode acreditar que isso será muito difícil ou que as dietas não funcionam para você. E em certo sentido, você pode estar certo: as dietas tradicionais não funcionam, pelo menos não a longo prazo.
Mas há uma abundância de pequenas mudanças, mas poderosa que você pode fazer que irá ajudá-lo a alcançar o sucesso da perda de peso duradoura. A chave é criar um plano que oferece muitas opções agradável, evitar armadilhas dieta comum, e aprender a desenvolver um relacionamento mais saudável, mais gratificante com alimentos.

A chave para o sucesso da emagrecimento rápido e com saudável

Saiba mais sobre a variedade de problemas de saúde causados ​​pelo excesso de peso.
Seu peso é um ato de equilíbrio, mas a equação é simples: Se você comer mais calorias do que você queima, então você ganhar peso. Se você comer menos calorias que você queima, você perde peso.
Desde 3.500 calorias equivale a cerca de 1 quilo de gordura, se você cortar 500 calorias de sua dieta típica de cada dia, você vai perder cerca de 1 quilo por semana (500 calorias x 7 dias = 3.500 calorias). Simples, certo? Então, por que é perda de peso é tão difícil?
Muitas vezes, fazemos a perda de peso muito mais difícil do que ele precisa estar com dietas extremas que nos deixam irritados e morrendo de fome, escolhas de vida pouco saudáveis ​​que minam nossos esforços de fazer dieta, hábitos alimentares e emocionais que nos impedem antes de começar. Mas há uma maneira melhor! Você pode emagrecer rápido e com saúde sem sentir miserável. Ao fazer escolhas inteligentes a cada dia, você pode desenvolver novos hábitos alimentares e preferências que vão deixar você se sentindo satisfeito e tudo ao mesmo tempo ganhar a batalha da protuberância

Introdução à perda de peso rápido e com saúde
Embora não exista uma “one size fits all” solução para perda de peso permanente saudável, as seguintes diretrizes são um ótimo lugar para começar:
  • Acho que a mudança de estilo de vida, não de curto prazo da dieta. Perda de peso permanente não é algo que um “quick-fix” dieta pode alcançar. Em vez disso, pense sobre a perda de peso como uma mudança de um estilo de vida permanente compromisso com a sua saúde para a vida. Várias dietas populares podem ajudar a alavancar sua perda de peso, mas as mudanças permanentes em seu estilo de vida e as escolhas alimentares são o que vai funcionar no longo prazo.
  • Encontrar uma torcida. Apoio social significa muito. Programas como o Jenny Craig e Vigilantes do Peso uso de grupo de apoio ao impacto da perda de peso e alimentação saudável ao longo da vida. Buscar apoio-se na forma de família, amigos, ou um grupo de apoio para que você possa tirar o estímulo que você precisa.
  • Devagar e sempre ganha a corrida. Objetivo a perder 1-2 kgs por semana para garantir a perda de peso saudável. Emagrecer rápido e com saúde pode tomar um pedágio em seu corpo e mente, fazendo você se sentir fraco, esgotado, e doente. Quando você soltar um monte de emagrecer rápido e com saúde, você está realmente perdendo principalmente água e músculo, em vez de gordura.
  • Definir metas para mantê-lo motivado. Metas de curto prazo, como querer caber em um bikini para o verão, geralmente não funcionam, bem como as metas como querer se sentir mais confiante ou se tornar mais saudável, pelo amor de seus filhos. Quando a frustração e a greve tentação, concentrar-se nos muitos benefícios que você vai colher de ser mais saudável e mais magro.
  • Use ferramentas que ajudam a acompanhar o seu progresso. Mantenha um diário alimentar e pesar-se regularmente, manter controle de cada quilo que você perder e polegadas de sua cintura perdida. , Mantendo o controle de seus esforços da perda de peso, você verá os resultados em preto e branco, que vai ajudá-lo a permanecer motivado.
  • Tenha em mente que pode levar algumas experiências para encontrar a dieta correta para o seu corpo individual. É importante que você se sinta satisfeito para que você possa ficar com ela em uma base de longo prazo. Se um plano de dieta não funcionar, tente outro. Há muitas maneiras de emagrecer rápido e com saúde  A chave é encontrar o que funciona para você.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


10 dicas infalíveis para perder peso definitivamente

Atualmente uma parcela considerável da população possui o objetivo de perder peso, seja por estar insatisfeita com o seu corpo, ou até mesmo para melhorar a sua qualidade de vida, prevenindo o aparecimento de doenças que estão associadas com um peso elevado, como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, doenças ortopédicas dentre outras.
Para isto realizam dietas por conta própria, sem acompanhamento de um nutricionista, e acabam comprometendo o seu estado de saúde, pois limitam muito o consumo de determinados alimentos o que acarreta em carência de nutrientes essenciais ao nosso organismo.
Desta forma, emagreça de forma saudável, com as dez dicas listadas abaixo:
1. Tenha uma alimentação balanceada e variada consumindo os alimentos de todos os grupos alimentares: grupo dos cereais, pães, tubérculos; grupo das frutas; grupo das verduras e hortaliças; grupo do leite e derivados; grupo das leguminosas; grupo das carnes; grupo dos doces e gorduras. Lembre-se sempre que cada grupo destes fornece nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Não elimine nenhum dos alimentos dos grupos citados;
2. É importante, que você analise a qualidade dos alimentos que está consumindo. Ou seja, prefira sempre os alimentos preparados de forma cozida, assada ou grelhada. Nada de fritura!
3. Faça uso de cereais integrais, como farelo de aveia, fibra de trigo, linhaça, gergelim, dentre outros, em preparações como vitaminas de frutas, iogurtes, sucos de frutas ou até mesmo sobre as próprias frutas. Estes cereais integrais, possuem boa quantidade de fibras, que são essenciais para quem quer perder peso, pois estimulam a saciedade, controlando o consumo alimentar;
4. Faça uso de leite e derivados magros. Dê preferência ao uso de leite e iogurte desnatado ou light e prefira queijos do tipo ricota e minas frescal. Estes alimentos possuem menor quantidade de gordura, desta forma você consome estes alimentos que são fontes de proteínas para o nosso organismo, sem estar consumindo muita quantidade de gordura;
5. Realize de 5 a 6 refeições por dia: café da manhã (desjejum), lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Nos lanches dê preferência ao consumo de frutas, caso esteja na rua ou no trabalho prefira as frutas de fácil transporte como maçã, pêra, tangerina, laranja, banana, ameixa fresca, dentre outras;
6. No almoço, capriche no consumo de saladas, principalmente as cruas, pois estas exigem mais mastigação, estimulando a saciedade. Prefira o consumo da salada antes das outras preparações. Varie bastante no tipo de salada consumida.
7. Beba bastante líquido durante o dia. Faça a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia entre as refeições. Lembre-se que a sede é um dos primeiros sintomas de desidratação, portanto beba água antes de sentir sede.
8. Se movimente! Para perder peso, é necessário que o seu organismo aumente o gasto de energia, e isto pode ser alcançado através da prática de alguma atividade física. Procure um profissional especializado que possa estar te indicando o tipo de atividade física adequada para você.
9. Não coma com pressa. Realize uma mastigação adequada, corte os alimentos em pequenas porções e mastigue-os bastante, esta prática melhora a sensação de saciedade, porque o cérebro recebe a mensagem de satisfação do apetite;
10. Não verifique o seu peso diariamente, mas sim semanalmente. Se pesar várias vezes cria uma ansiedade, que pode aumentar o seu consumo alimentar.
Siga estas dicas e boa sorte!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tipos de dietas para emagrecer

Existem dois tipos básicos de dietas.
Um deles o incentiva a utilizar um planejamento alimentar, que fornece uma prescrição detalhada para refeições e lanches.
O outro é um sistema de contagem, que lhe permite planejar suas próprias refeições - contanto que você permaneça dentro de certo número de calorias, carboidratos ou número de pontos determinados.
Existem prós e contras nos dois tipos de dieta.
Planejamento alimentar
Prós: Você não terá muitas escolhas.
Para algumas pessoas, não ter muitas escolhas torna a dieta mais fácil, principalmente no início.
Você pode simplesmente dizer para si mesmo: Doce não e pronto! E obedecer a essa regra.
Já que você sabe o que vai comer todos os dias, não precisa gastar muita energia mental para encontrar receitas ou escolher alimentos.
Contras: A inflexibilidade poderá criar um padrão de alimentos "bons" e "maus".
Se você escorrega e come um alimento ruim ou algo que não está no seu planejamento alimentar, pode pensar que estragou a dieta e que, então, pode comer de tudo pelo resto do dia para só reiniciar o controle no dia seguinte. Outra desvantagem é que você pode não conseguir sustentar este tipo de dieta a longo prazo.
Além disso, com pouca ou nenhuma flexibilidade, este tipo de planejamento não considera ocasiões em que é difícil controlar o que se come, como comer fora ou sair de férias.
O que funciona melhor para você?
Ter um conjunto de regras fixas ou uma flexibilidade maior para realizar seus projetos?
Sistema de Contagem de Pontos
Prós: Você pode adaptar com maior facilidade sua dieta ao seu estilo de vida, estabelecendo refeições que funcionam quando você viaja, come fora ou participa de eventos sociais. É possível programar para que suas refeições e lanches incluam todas as suas comidas favoritas.
Contras: Esse tipo de plano pode lhe proporcionar flexibilidade demais. Você pode escolher alimentos que não sejam particularmente saudáveis, ainda que satisfaçam alguns critérios da dieta. Esse tipo de dieta também exige mais tempo e energia do que o planejamento alimentar, já que você precisa pensar no que irá comer. Essas são definições bastante amplas, visto que certas dietas contem elementos dos dois tipos de
planos. Pense nas dietas que você já fez. Como funcionaram para você? Quando escolher suas dietas (a principal e a secundária), pense em que tipo de pessoa é você:
Você funciona melhor se tiver regras para seguir?
Você costuma ter menos desejos se souber que certos alimentos estão completamente proibidos na sua dieta?
Em caso positivo, o planejamento alimentar poderá funcionar melhor para você. Por outro lado, se você se sai melhor quando tem mais flexibilidade, então, a melhor dieta é a do sistema de contagem de pontos.
Escolha uma dieta que lhe permita comer uma variedade razoável de alimentos.
Você poderá emagrecer mesmo que a dieta não seja nutritiva, mas seu corpo se rebela - e você engorda outra vez.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Como comer bem e emagrecer com saúde? Parece milagre, mas não é. 
          
            
Emagrecer comendo é o desejo de todos os gordinhos. Saiba que você pode conseguir, seguindo uma dieta em que você come de tudo, e compensa por outro lado. Por exemplo, se comer algo que contenha mais gordura, não coma outra gordurosa. Combine alimentos, balancei-os, um pouco de cada, menos carboidratos e mais legumes, frutas e proteínas. Beber bastante líquidos e chás durante o dia e fora das refeições é muito importante.
          Fracione sua alimentação, coma de três em três horas, procurando alimentos leves, muitas frutas, saladas. Reeduque sua alimentação, alimente-se na hora certa, não fique mais de três horas sem comer, assim quando chegar a hora da refeição você não estará “varado” de fome, e comerá calmamente, devagar e menos. Isto é fundamental.
          Pense que você irá eliminar peso e não perder peso. Se perder peso pode recuperá-los, se eliminar nunca mais o verá.
           Saiba que as proteínas dão mais saciedade do que os carboidratos e os carboidratos mais saciedades do que as gorduras. Comer só proteínas pode fazer emagrecer a curto prazo mas não dá resultado, porque ninguém consegue ficar sem carboidratos e porque proteínas contém gorduras e são prejudiciais a saúde.
          Dietas radicais como as do suco de limão ou só comer abacaxi, etc… não devem ser seguidas. Elas emagrecem mas te deixam fraca e com deficiência de vitaminas. Cuidado. Seu BEm-Estar é o que importa.
          Caso não consiga se livrar dos pesos a mais , procure orientação médica.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


14 Dicas Para Emagrecer com Saúde, Dietas, Metas e Orientações
14 Dicas Para Emagrecer com Saúde, Dietas, Metas e Orientações dietas e dicas para emagrecer
Uma lista  com 14 metas para se alcançar o peso ideal, emagrecer de forma saudável, alimentando-se bem e várias vezes por dia é a forma correta segundo especialistas.

1- Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2 – Frutas na sobremesa e nos lanches.
3 – Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4 – A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5 – Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6 – Modere nos açúcares e nos doces.
7 – Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8 – Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9 – Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10 – Coma uma porção de leguminosas por dia.
11 – Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13 – Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14 – Aprecie sua refeição. Coma devagar.
Primeira regra é fazer de 5 a 6 refeições por dia, devemos evitar armadilhas como estabelecer metas grandiosas para perder peso, pois mudar os hábitos que carregamos desde a infância é complicado.
Nutricionistas indicam essas 14 metas  para se começar pouco a pouco, pelo menos duas vezes a cada semana, façam de cinco a seis refeições por dia – café da manha, lanche da manha, almoço, lanche da tarde, jantar e para quem vai dormir tarde o lanche da noite.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Como Emagrecer

  1. Divida suas refeições da seguinte maneira: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia, com intervalos de no máximo 3 horas.
  2. Evite pular alguma refeição, mesmo que você não sinta fome, pois quando a pessoa fica muitas horas sem comer pode ocorrer redução na concentração de glicose no sangue e você poderá sentir ansiedade, fadiga, náuseas, além de chegar na próxima refeição com muita fome.
  3. Ingira muito líquido durante o dia, no mínimo 2 litros, de preferência fora das refeições principais pois isto produzirá uma sensação de saciedade.
  4. Sempre que possível consuma verduras e legumes crus, pois apresentam um maior valor nutricional se comparados aos cozidos. Também são ricos em fibras, o que auxilia o funcionamento do intestino e apresentam um maior poder de saciedade.
  5. Procure praticar alguma atividade física, pelos seus inúmeros benefícios, tais como auxiliar no emagrecimento.
  6. Controle a quantidade de gordura e açúcar ingeridos. Na hora de preparar as refeições use o mínimo possível de óleo e dê preferência às carnes grelhadas, assadas ou cozidas. Quanto ao açúcar substitua por adoçantes.
  7. Utilize o sal com moderação para evitar a retenção de líquidos.
  8. Não desconte suas angustias, preocupações e ansiedades na comida; isso somente irá dificultar as coisas, tente resolver os problemas separadamente.
  9. Mastigue bem os alimentos, e aprenda a saboreá-los. O processo de mastigação estimula o centro da saciedade no cérebro. Isto leva em torno de 20 a 30 minutos para ocorrer, portanto evite comer muito rápido para não continuar sentindo fome e conseqüentemente comer mais.
  10. Procure iniciar o almoço e o jantar com salada, pois a tendência será controlar o consumo do prato quente.
  11. Dê preferência aos alimentos light, pois fornecem em média 30% menos gorduras e cuidado com os produtos dietéticos, eles nem sempre tem baixas calorias.
  12. Ao se exceder na alimentação aumente a atividade física.
  13. Evite ter em casa produtos que, no momento, você deve evitar, para não cair na tentação.
  14. Apaixone-se por você, cultive a auto-imagem e o pensamento positivo. Esta é a maior motivação para continuar a dieta.
  15. Use e abuse dos chás de erva-cidreira, erva-doce, camomila, etc. Evite os chás com cafeína, como o preto e o mate pois eles deixam você mais ansioso.
  16. Prefira alimentos integrais ao invés dos refinados. Eles contêm mais fibras e nutrientes.
Para se ter uma redução de peso bem sucedida, é aconselhável que se tenha uma orientação individualizada de um profissional nutricionista, pois sabemos que cada indivíduo apresenta suas particularidades. Outro aspecto interessante é o que se refere a ansiedade. Normalmente as pessoas mais ansiosas são as que engordam “sem querer”. Existem outros fatores que fazem com que determinadas pessoas são magras e outras “gordinhas”. Seu médico poderá trabalhar melhor essas questões e lhe oferecer o tratamento adequado.

sábado, 17 de novembro de 2012

7 dicas infalíveis para perder peso

definitivamente

Emagrecer, como bem sabem os que vivem de dieta, não é tão difícil. O problema é não voltar a engordar. Não à toa, essa turma às voltas com a balança vive de... dieta! Mas será que é possível mesmo emagrecer para sempre? É, sim, garante uma das maiores pesquisas sobre o assunto, apresentada no encontro da Associação Americana de Nutrição, Atividade Física e Metabolismo, em Colorado Springs, nos Estados Unidos. Veja quais são as recomendações dos experts e siga as dicas de Tânia Collino, nutricionista clínica funcional, de São Paulo, para botá-las em prática.


1. Adote uma dieta saudável
"Parece óbvio, mas, quando você corrige os hábitos alimentares, fornece também os nutrientes adequados para acelerar o metabolismo. Lembre-se: só uma pessoa bem nutrida consegue emagrecer e manter o peso." O cardápio ideal contém: alimentos energéticos (de cinco a nove porções de massas, pães e cereais -- de preferência integrais -- por dia); alimentos reguladores (de três a cinco frutas e quatro ou cinco porções de hortaliças); alimentos construtores (três porções de laticínios, uma ou duas de carne e ovos e uma de leguminosas).

2. Faça mudanças no seu estilo de vida
"Além de comer direito, a atividade física é essencial. De novo, começar é fácil. O difícil é não desistir. Não existe mágica, mas, se o exercício for prazeroso e se você adotar uma rotina que possa pôr em prática pra valer, vai gostar muito mais da novidade." Um exemplo: você começou a fazer vôlei, mas só consegue reunir a turma para jogar nos finais de semana. Em vez de desistir do esporte, já que não dá para praticá-lo com a frequência desejada, caminhe todos os dias e dedique-se às partidas aos sábados e/ou domingos.


3. Reduza a ingestão de calorias"Calma, ninguém precisa viver de restrições alimentares severas. Basta cortar 100 calorias por dia, o que, cá entre nós, não é nenhum sacrifício." Quer ver? Duas fatias de abacaxi, com 80 gramas cada, alcançam esse valor, assim como 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Então, fique com uma única fatia da fruta e bote só uma colher do queijo na macarronada. Pronto: lá se vão as tais 100 calorias. Em uma semana, a economia é de 700 e, em 5 meses, 15 mil. Isso significa 2 quilos a menos. Sem passar fome nem vontade. E, se você se mexer, melhor ainda. Dance ou faça alongamento durante cerca de 20 minutos e outras 100 vão embora.

4. Anote todos os dias o que você comeu e quais exercícios praticou
"Quem anota o que entrou no cardápio todo santo dia tem mais clareza dos deslizes. E não estou me referindo só à quantidade, mas também à qualidade do que foi para o prato." Ficar na saladinha, mas caprichar na maionese, é uma cilada da qual você só se dá conta depois que avalia o menu da semana inteira. Outra roubada é pular uma refeição achando que assim saiu ganhando. Só que, na seguinte, acaba passando dos limites. O diário alimentar ajuda a manter a autodisciplina.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

 
TOMAR ÁGUA TAMBÉM EMAGRE?
 
Existem muitos mitos a respeito da ingestão de água, algumas pessoas acreditam que ingerir uma quantidade de água maior pode aumentar seu peso, ou dilatar o estômago, mas estas são questões sem fundamentos científicos. A água não tem caloria, portanto não engorda e não dilata o estômago, pois ela é eliminada através da urina em instantes após sua ingestão.
 
De acordo com a medicina, ela assume um papel importantíssimo no bom funcionamento do organismo humano, principalmente no do intestino. É necessário beber de oito a dez copos (200ml) de água por dia, pois no processo de emagrecimento, ela também ajuda na sensação de saciedade.
Os pacientes que usam a água como estratégia no processo de emagrecimento, estão se beneficiando de diversas maneiras. Além de melhorar o funcionamento do intestino que auxilia no processo de emagrecimento, produz e mantém a sensação de saciedade, o que também está associado a uma perspectiva de troca, que seria estou com vontade de comer algo, para resistir troco por um copo de água, esta troca entra como um instrumento para lidar com o processo de frustração imediata.
É importante saber que a água é só instrumento no processo de emagrecimento que integra vários outros componentes associados à estrutura individual de cada paciente.
 
Dicas
O ideal é que se beba de 2 a 4 litros de água por dia ( 8 a 16 copos). Nunca menos de 2 litros (8 copos). A quantidade também varia de acordo com a temperatura do dia, estando calor a sede aumenta. A atividade que você realiza também interfere, se faz muito ou pouco esforço físico, se trabalha exposto ao sol ou na sombra, mas de qualquer forma beber 2 litros de água é essencial.
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012



Dieta saudável para emagrecer

Conhecemos vários tipos de dietas usadas para emagrecer, desde as que prometem perda de peso tomando somente líquido até as que dizem que você pode comer ovos e maionese, sem se preocupar com a quantidade desses alimentos e com alto teor de gordura.

Mas qual é a dieta que realmente lhe auxilia na perda de peso ? Como é a uma dieta saudável para emagrecer?

Dietas que restringem a ingestão de determinados tipos de alimentos com o objetivo de diminuir o valor calórico, já podem ser consideradas negativas ao organismo, pois normalmente são muito limitadas em nutrientes e podem causar deficiência de vitaminas, minerais atrapalhando o funcionamento corporal.

Sabemos que uma dieta ideal para emagrecer deve ser equilibrada, ou seja, deve conter um pouco de cada nutriente.

Então, o que lhe fará perder peso se você vai poder comer todo tipo de alimento ?

Bom o segredo está na quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente.

Nem dieta só a base de frutas e nem dietas somente a base de líquidos, para perder peso de forma eficiente e segura você pode ter uma alimentação variada !

Observe abaixo um modelo de dieta para emagrecer:

Dieta hipocalórica de aproximadamente 1200 kcal

Café da manhã
leite desnatado (1 xícara) c/ café
pão (1 fatia ou ½ unidade)
margarina light

Lanche
fruta

Almoço
arroz (3 colheres de sopa)
carne de frango, bife ou peixe grelhado ou cozido (1 filé médio)
legumes cozidos (3 colh. sopa)
salada (folhas) à vontade

Lanche
chá à vontade com torradas (2 unid)
ricota

Jantar
idem almoço ou sopa de legumes c/ carne

Obviamente, a alimentação acima é apenas um exemplo, a dieta de um indivíduo para perda de peso deve ser individualizada e adequada as necessidades e aos hábitos alimentares de cada pessoa.

Além de controlar o total calórico da dieta, deve-se diminuir a porcentagem de energia derivada das gorduras, controlando assim também a taxa de colesterol, ajudando a diminuir os riscos de problema cardiovasculares.

Os medicamentos como anfetaminas, dietilpropiona, fenfluraminas, entre outras, também são utilizadas na diminuição do peso.

Essas drogas tem como objetivo diminuir o apetite, reduzindo assim a ingestão de alimentos e consequentemente calorias.

O problema é que quando essas pessoas param de tomar os medicamentos elas normalmente voltam a engordar, sofrendo um efeito “rebote”.

Para reverter esse processo é necessário que haja uma mudança na alimentação, com alterações de hábitos alimentares tornando o hábito de comer uma atitude saudável.

Dicas para a perda segura de peso:

Fracione em 4, 5 ou até mesmo 6 as refeições diárias;

Faça cada refeição com calma, sente-se para comer e mastigue bem, isso ajuda na digestão e aumenta a saciedade;

Tome bastante água (aprox. 2 l/dia), mas evite tomá-la junto às refeições;

Evite frituras e alimentos ricos em gordura como carnes gordas, creme de leite ...;

De preferência então às carnes magras, grelhadas ou cozidas;

Folhas podem ser consumidas à vontade, pois possuem um valor calórico muito baixo;

Frutas também devem fazer parte do cardápio, pois são fontes de vitaminas;

Massas podem ser consumidas, mas de preferência com molho de tomate fresco ou ao sugo, normalmente molhos à base de creme de leite e queijos deixam a massa muito calórica;

De preferência aos queijos brancos, evitando os mais amarelos pois são mais calóricos;

Sempre que puder consuma alimentos lights ou diets, eles realmente podem auxiliar no controle do peso, mas mesmo assim não exagere nas quantidades;

Chás e cafés com adoçantes podem ser consumidos a vontade.

O segredo é perder peso com equilíbrio, seguindo as orientações da pirâmide dos alimentos e controlando a quantidade de alimentos ingeridos




20 dicas para um emagrecimento saudável

1 - Não tenha pressa. O objetivo não é emagrecer para uma festa ou para o encontro de sábado à noite, mas para o resto da vida. A ansiedade pode acabar levando você a comer mais ainda.

2 - Coloque de vez os exercícios físicos na sua rotina. Além de fazerem bem para o corpo, ajudando a queimar gordura e modelá-lo, as atividades são ótimas para a cabeça, pois driblam o estresse e lembram você do compromisso com uma vida mais saudável.

3 - Beba bastante água, no mínimo 2 litros nos dias frescos e 2,5 litros quando estiver mais quente. Além de hidratar o organismo e eliminar as toxinas, a água reduz a sensação de fome. Muitas vezes, a vontade de comer alguma coisa é simplesmente sede.

4 - Use e abuse das verduras e legumes. Eles são deliciosos, enchem o estômago e não engordam. Invente saladas, suflês, molhos light para acompanhar, mas não deixe de incluí-los no seu cardápio.

5 - Evite frituras e gorduras. Habitue-se a comer grelhados e a tirar as gordurinhas da carne, a pele do frango etc.

6 - Troque o pão e as massas brancas pelas integrais. Elas contêm fibras, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino.

7 - Alimente-se de três em três horas. O ideal é ter café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Assim, você não passa fome e mantém o organismo ativo, queimando calorias na digestão. Quem não come fica com o metabolismo preguiçoso e pára de emagrecer.

8 - Tome iogurte light. Além de fazer bem, um potinho tem entre 45 e 80 calorias. O mercado está cheio de opções deliciosas.

9 - Troque as sobremesas por chicletes sem açúcar. Carregue vários deles na bolsa, para quando der vontade de mastigar fora de hora.

10 - Se você não consegue viver sem algo doce depois da refeição, não adianta brigar com a sua natureza. Satisfaça a vontade com uma barrinha de cereal, gelatina light, uma bola de sorvete light ou uma fruta.

11 - Não vire escrava da balança. O peso corporal varia durante o dia, de um dia para o outro, na época da TPM e até quando o intestino está preso. O ideal é se pesar uma vez por semana, sem roupas, de preferência pela manhã ao acordar. Melhor ainda é notar seu emagrecimento pelas roupas, que fatalmente vão se alargando ou se ajustando melhor ao corpo.

12 - Invista nos produtos light, que têm menos calorias e gorduras. Requeijão, queijo, pão, leite desnatado, sucos, existem várias opções.

13 - Não seja xiita. Não desmarque compromissos como jantares, festas e viagens com medo de sair da dieta. Participe dos eventos, coma com moderação e depois retome normalmente a sua rotina. Deixar de aproveitar a vida também não faz bem à saúde!

14 - Da mesma forma, não precisa se torturar quando os amigos combinarem um chope ou uma pizza no final de semana. Se de segunda a sexta você tem uma boa alimentação e faz exercícios, nem precisa esquentar a cabeça aos sábados ou domingos. Conforme seus hábitos forem se renovando, naturalmente você vai se controlar e até comer menos.

15 - Muitas vezes, o difícil é iniciar. Depois que você engrena e começa a emagrecer, a motivação para manter hábitos saudáveis é cada vez maior.

16 - Deslizes acontecem. Afinal, ninguém é perfeito, e é normal você cometer algumas besteiras pelo caminho. Não deixe o desânimo tomar conta, retome a sua rotina e seu objetivo.

17 - Estabeleça metas que você sabe que pode atingir. Nada de impor uma perda de 10 kg em um mês, ou 3 kg em uma semana. Pense a longo prazo, e trabalhe para, por exemplo, emagrecer 4 kg nos próximos dois meses. Assim, dá tempo de acostumar o corpo com a mudança, e contornar qualquer imprevisto no caminho.

18 - Não espere chegar ao seu peso ideal para viver e ser feliz. Vá à praia, compre roupas, viaje, namore, divirta-se. Colocar na cabeça que você só vai fazer tal coisa quando estiver pesando "x" é besteira!

19 - Comemore cada vitória. Desde a calça antiga que finalmente fechou, até aqueles 400 gramas a menos. Imagine que cada pequeno progresso é uma moeda que você coloca em um cofrinho, que vai cada vez ficando mais cheio.

20 - Ame-se. A auto-estima é o ponto principal para quem quer mudar os hábitos, emagrecer e levar uma vida mais saudável. Cuide de você mesma, seja vaidosa, compre roupas legais e procure estar de bem consigo mesma. Quanto melhor e mais bonita você se sentir, mais fácil será para adquirir e manter uma rotina de beleza, saúde e bem-estar no seu dia-a-dia. 

Confira as 14 metas para emagrecer com saúde

As nutricionistas da USP têm uma lista de 14 metas que devemos tentar alcançar pouco a pouco, pelo menos duas a cada semana, para perder peso.



Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.